Menu Principal

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

SUPERAÇÃO: DE CATADORA DE LATINHAS A SERVIDORA DO TJDFT

SUPERAÇÃO: DE CATADORA DE LATINHAS A SERVIDORA DO TJDFT
“Enquanto todo mundo dormia eu passava a madrugada estudando.”

    A incrível história de superação de uma ex-catadora de latinhas do Distrito Federal que conseguiu passar em um dos concursos mais concorridos do país e se tornou servidora do Tribunal de Justiça depois de muita dificuldade e determinação.
Na Foto: Marilene Guedes conta como superou a vida difícil 
de ex-catadora de latinhas até se tornar servidora do TJDFT.
FOTO: Assccon do Brasil

   A vida dura e difícil, com poucos recursos e sem dinheiro para comprar gás, levou a ex-catadora a usar pequenos gravetos para cozinhar para os filhos pequenos.
          
  Moradora de Brazlândia, cidade próxima a Brasília, precisou catar latinhas para sustentar a família com pouco mais de R$ 50 por mês. Marilene Guedes viu a vida dela e a da família mudar em 2001 depois de ler na capa de um jornal de grande circulação, em uma banca de jornal do centro de Brasília, a abertura das inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Palestra Motivacional realizada pela ASSCCON DO BRASIL em 
17/07/2014. Participação do Professor Adilson Soares 
(atua como Professor Voluntário desde 2009) e da palestrante 
Marilene Guedes – servidora do TJDFT.
FOTO: Assccon do Brasil
   A dificuldade financeira não abateu a vontade de Marilene em buscar algo definitivo e estável para sua vida e sua família. Com uma apostila comprada pela mãe, Marilene estudava com suas irmãs compartilhando a apostila que continha as disciplinas constantes no edital. Enquanto as irmãs dormiam, ela continuava estudando até duas horas da manhã todos os dias e decidiu usar os 25 dias de repouso - em decorrência da cirurgia de correção do lábio leporino - para estudar com todas as suas forças e prestar o concurso. O esforço e dedicação valeram a pena, pois apenas Marilene foi aprovada.
           
 Marilene Guedes é um exemplo de superação. Da vida dura de catadora de latinhas a servidora do TJDFT. Hoje surpreende a todos com seu entusiasmo e disposição. Compartilha seu conhecimento e técnicas de estudo com outros estudantes.
  
      Esta vencedora participou no último dia 17/07/2014 de uma palestra motivacional para os alunos da ASSCCON DO BRASIL CURSOS PARA CONCURSOS em Sobradinho-DF, instituição sem finalidade lucrativa que atende alunos de Sobradinho que não têm condições de se preparar devido ao alto custo dos cursinhos tradicionais. A instituição conta com corpo docente voluntário, que é formado por servidores públicos, advogados, Bacharéis em Direito e profissionais das áreas de letras e tecnologia da informação, sob o regime de voluntariado (Lei 9.608/98) que ingressam por meio de processo seletivo e adquirem ao final de um período mínimo exigido uma Declaração para fins de comprovação de atividade exercida ou horas extras curriculares; ou, ao final de um total mínimo de horas exigido, um Certificado de Capacitação Profissional em Docência para Cursos Preparatórios para Concursos válidos em todo território nacional.

Palestra Motivacional realizada pela ASSCCON DO BRASIL em 17/07/2014. 
Contou com a presença de alunos e professores que ouviram atentamente todos os 
conselhos da palestrante e servidora do TJDFT, Marilene Guedes.
FOTO: Assccon do Brasil
            
      Na oportunidade Marilene contou sua trajetória de dificuldades em conseguir estudar e compartilhou algumas técnicas que desenvolveu para conseguir dominar o conteúdo do edital e ser aprovada. “Não basta só estudar, tem que estudar com qualidade, trabalhar arduamente todas as matérias de base como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional e as matérias específicas que o edital traz, aliado a tudo isso, a realização exaustiva de exercícios é fundamental para a fixação do conteúdo”, diz Marilene.
 Noite de motivação para todos os participantes da Palestra 
Motivacional realizada pela Assccon do Brasil. Na foto: Aluna 
Yael Bueno, Professor Adilson Soares, Palestrante Hugo - servidor 
do Banco do Brasil, Palestrante Marilene Guedes - servidora do TJDFT 
e aluna Janice Maia.
FOTO: Assccon do Brasil
    Ingressar no serviço público é o sonho de muitos candidatos, mas é necessário dedicar-se para alcançar esse objetivo. Marilene lembra que deixou de frequentar festas familiares para dedicar mais horas aos estudos. “Foram dois anos me aprofundando nas matérias básicas, enquanto todo mundo dormia eu aproveitava a apostila da minha irmã para estudar. Era a oportunidade que eu tinha, pois durante o dia eu me desdobrava em catar o máximo de latinhas possíveis para vender e sustentar minha família. Quando saiu o edital, eu me recuperava de uma cirurgia, aproveitei o repouso e me dediquei integralmente 25 dias às matérias específicas que eu não conhecia; as básicas que eu já dominava, resolvi inúmeros exercícios e o resultado foi a aprovação.”


Palestra Motivacional realizada pela Assccon do Brasil com 
a presença de servidores públicos que compartilharam com os
alunos com conseguiram através do estudo, a aprovação em concursos.
FOTO: Assccon do Brasil
        
   Foi uma noite muito descontraída, os olhares fixos e ouvidos atentos que não perdiam a oportunidade para fazerem perguntas à Marilene, que fechou sua participação com um grande conselho para os alunos da ASSCCON DO BRASIL CURSOS PARA CONCURSOS: “Só o conhecimento transforma, só o conhecimento é capaz de trazer uma vida digna e de respeito para você e sua família. Seja o melhor, faça o melhor, não só hoje enquanto estudante, mas principalmente depois que ingressar no serviço público. A dificuldade é passageira, mas um cargo no serviço público será para sempre! Estude com empenho, dedicação e disciplina que seu esforço valerá a pena”, diz a ex-catadora de latinhas que foi aprovada no concurso do TJDFT.





 
ASSCCON DO BRASIL Sobradinho on MisterWhat