Abertura do edital depende de autorização do Ministério do Planejamento. Estão previstas vagas para níveis médio e superior, com salários de até R$ 13 mil.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi criada em janeiro de 1999 com a missão de “proteger e promover a saúde da população, mediante a intervenção nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, em ação coordenada e integrada no âmbito do Sistema Único de Saúde”.
A Anvisa é uma autarquia sob regime especial, sediada do Distrito Federal. Ela está presente por todo o país e atua também em portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
O concurso da Anvisa é um dos mais concorridos e aguardados do Brasil. Boa remuneração, progressão salarial e a estabilidade de um emprego em uma autarquia ligada ao Ministério da Saúde são alguns dos atrativos deste certame.
O que esperar do concurso de 2018 da Anvisa
Aqueles que almejam posições no quadro efetivo da Anvisa podem esperar novos editais em 2018. O órgão pediu ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a autorização para abrir edital com 697 novas vagas.
Uma das principais preocupações dos gestores do órgão é a baixa no quadro de servidores motivada por aposentadorias. Até o final de 2017, quase 900 servidores do quadro efetivo da Anvisa estavam em condições de se aposentar.
No pedido ao MPOG o órgão solicitou vagas para os cargos de Técnico Administrativo (124 vagas), Analista Administrativo (68 vagas), Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (48 vagas) e Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (457 vagas).
O salário inicial previsto é de R$ 13.593,69 para cargos de Especialista, mas com as progressões salariais este valor sofre reajustes anualmente, de acordo com avaliação de desempenho do servidor.
Entretanto, o déficit de funcionários é maior do que o número de vagas solicitadas. As necessidades da Agência são grandes, por isso, espera-se que a autorização do certame seja uma pauta prioritária para o governo.
Concurso Anvisa 2016
No último concurso da Anvisa foram oferecidas 78 vagas de nível médio para servidores Técnico Administrativos. Os candidatos aprovados foram lotados na sede do órgão, em Brasília – DF. O Ministério do Planejamento autorizou a nomeação de todos os aprovados no final de 2017.
Os candidatos aprovados em nas avaliações da seleção, precisam atender a alguns requisitos para tomarem posse do cargo. São estes:
- ter idade mínima de 18 anos na data da posse
- possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa, e no caso desta última, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses
- certificado de quitação militar para candidatos do sexo masculino
- estar em gozo dos direitos políticos
- certificado de quitação eleitoral
- aptidão física e mental compatíveis com a função
Concurso Anvisa 2013
O certame de 2013 (Edital Nº 1/2013) disponibilizou 314 vagas, divididas entre os cargos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (157 vagas), Analista Administrativo (29 vagas), Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (100 vagas) e Técnico Administrativo (28 vagas).
Houveram oportunidades para concorrentes dos níveis médio e superior. Assim como no concurso de 2016, todos os candidatos foram lotados na sede da Anvisa em Brasília – DF.
Para posse do cargo, o edital de 2013 contou com os mesmos requisitos de 2016, acrescidos de:
- apresentar declaração de bens e valores que constituem patrimônio, e se casado (a), a do cônjuge
- apresentar declaração atestando que nos últimos cinco anos não houveram condenações em processos judiciais que impeçam de exercer o cargo imediatamente, condenações em processos criminais por crimes contra a administração pública, punições em processos disciplinares por lesão ao patrimônio público, responsabilidade por atos julgados irregulares pelos órgão de fiscalização de contas.
COMECE JÁ A SUA PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DA ANVISA
(61) 4101-8475